quarta-feira, 16 de abril de 2008

Métodos de conservação de alimentos

A conservação de alimentos visa preservá-los ao longo do tempo, evitando assim a sua deterioração.
Inicialmente o fumo e o sal eram os métodos mais utilizados para conservar carnes e peixes.
Alguns métodos de conservação:

  1. Dessecação, ou seja, retirar a água aos alimentos levando à morte dos microrganismos;
  2. Liofilização, ou seja, congelar o alimento, passando depois ao estado gasoso e depois ao estado líquido. Este método foi muito utilizado pelos astronautas.
  3. Defumação, ou seja, secar os alimentos utilizando o fumo. Este processo é muito utilizado nos enchidos e na charcutaria.
  4. Salgamento, ou seja, impede a proliferação dos micróbios.

Reflexão pessoal:

Aqui apresento alguns métodos de conservação de alimentos. Existem muitos mais mas acho que estes são suficientes para perceber como é importante conservar os alimentos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conserva%C3%A7%C3%A3o_de_alimentos

2 comentários:

Nuno Lopes disse...

sobre as tuas posts não tenho muito a dizer, como eu até me dou bem contigo, não leves a mal, mas as cores do texto são um bocado berrantes. gostava que utilizasses cores mais suaves para o teu blog ficar mais atraente

O Anjo Da Minha Alma disse...

olá! Depois de ler este post decidi dizer-te que para quem lê, pela primeira vez, sobre conservas de alimentos cientificamente, tens pouco explicado e dou-te o exemplo do salgamento, que tens bem ao dizer que é para não entarem micróbios mas também podias explicar que a salga faz parte dos efeitos osmóticos, em que ao entrar o sal sai água e parmite assim uma maior durabilidade do alimento, e claro, impede a entrada de microorganismos.